O Laboratório Têxtil é um espaço de práticas artísticas, têxteis, estéticas e de processos criativos de figurinos, intervenções têxteis e ações coletivas que valorizam a compreensão do potencial da arte e do fazer manual para uma transformação social com mais autonomia e democracia.
Podem ser realizadas em qualquer lugar em que exista um desejo de ativar uma potência criativa no espaço, integrando questões de compartilhamento, autonomia, ressignificação de materiais e meio ambiente. A criação das intervenções é viva e pode mutar e evoluir através do tempo.
As intervenções do Ateliê Vivo visam criar paisagens e espaços têxteis utilizando práticas manuais tais como: colagem têxtil, estamparia, macramê, renda, corte, costura e bordado, criando uma relação criativa e afetiva de pertencimento com o espaço.
No Laboratório Têxtil, pesquisamos e desenvolvemos figurinos a partir de práticas manuais como costura, modelagem, bordado, renda, estamparia, roupa a partir de roupa e tingimento.
A criação se dá por meio de estudos da subjetividade e características do grupo ou personagem. A intenção é transpor para uma representação histórica, pictórica, imagética e funcional a formação deste sujeito através de experimentações que tragam significado na relação entre cores, formas, silhuetas e texturas.
O figurino é vestido pelo corpo assim como o corpo é vestido pelo figurino, um fortalece o outro no encontro de sua identidade, revelando por meio da imagem os mundos dos quais esta pessoa é portadora.
Os trabalhos artísticos realizados pela equipe do Ateliê Vivo, Andrea Guerra, Carolina Cherubini, Flavia Lobo e Gabriela Cherubini, são resultados das pesquisas e processos que envolvem a prática manual com diferentes técnicas criando uma multiplicidade de tramas têxteis.