Encontro Huni Kuin no Ateliê Vivo.
A artista Maria Txima Hunikuin que desde 2004 se dedica ao estudo da arte tradicional de seu povo, vem pela primeira vez à São Paulo realizar um encontro de dois dias, seguindo os saberes dos cantos Pakari Ika nas atividades que envolvem a arte Huni Kuin como tecelagem, artesanato em miçangas, cerâmica e pintura.
A oficina de tecelagem Huni Kuin tem um contexto mais amplo no que se refere às técnicas de tecelagem, pois na cultura Huni Kuin muitos costumes, incluindo a tecelagem estão relacionados com a espiritualidade. Existem cantos específicos para as etapas de preparo de uma peça, desde a colheita do algodão, fiação, até chegar a peça pronta, seja para ser usada no dia a dia ou ritualisticamente.
Vinda de uma família de txanás (termo Hãtxa Kuin para artista espiritual) reconhecidos, seu pai Valmar Siã Hunikuin é grande conhecedor das medicinas e dos cantos tradicionais Huni Meka e Katxa Nawa. Nesse encontro teremos a presença de seu companheiro Isarewe Hunikuin, também um grande txaná de seu povo. Juntos conduzirão a roda com apresentação dos cantos e mitos ligados à tecelagem.
Maria Txima Hunikuin vive na aldeia Reino da Estrela que fica no Rio Jordão no Acre.
Cada participante é convidado a trazer seus diversos trabalhos manuais (de quaisquer técnicas) para dar continuidade e juntos compartilharmos um tempo de processo de criação.