2019

Uma arte nativa: grafismos asurini, kayapó e waiãpi

Oficina de Estamparia – Uma arte Nativa : Grafismos Asurini, Kayapó e Waiãpi com Celso Lima- abril 2019

Olá pessoal, quem anda nos acompanhando deve ter visto que estamos com cursos novos!

Recebemos Celso Lima Estamparia com mais estudos e reflexões:

Uma arte nativa: Grafismos Asurini, Kayapó-Xikrin e Waiãpi

A esperança de resgate (ou descoberta?) de nossa porção nativa, o índio que vive adormecido ou envergonhado dentro de nós, é jovem. Nossa relação histórica com nossos povos nativos é permeada por violência, usurpação e desprezo. Talvez nunca consigamos admitir que eram eles os verdadeiros donos da terra, e que nada puderam contra a força mercenária colonizadora. O grafismo indígena é um fio condutor de extensas narrativas de características étnicas distintas e compõe um enorme acervo iconográfico artístico do desenho construtivo.

Essa oficina pretende um estudo de 3 nações e seus acervos em pintura corporal, cestaria e cerâmica, um resgate de identidades construtoras da nossa diversificada cultura, com estudos de grades de rapport e paletas de cores. Produção material em estamparia serigráfica sobre lona de algodão para a confecção de uma bolsa de múltiplos usos.

A bolsa será desenvolvida junto com o Ateliê Vivo na Biblioteca de Modelagens por Gabi Cherubini, Fábio Lima Malheiros e Flávia Lobo de Felício, abordaremos as técnicas básicas de corte e costura e cada participante ira costurar a sua bolsa.

Lista de materiais: serão passadas no 1 dia da aula

Bolsas: pessoas que não estão exercendo nenhuma atividade remunerada ou recebem menos de 1,5 salário mínimos.

Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas e dados de conta entre em contato por e-mail.