Oficina Aprenda a usar a máquina – setembro 2019
Sobre Fábio Malheiros
Formado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, onde também cursou matérias de gravura e desenho no curso de Artes Plásticas. Faz parte do projeto “Ateliê Vivo – Biblioteca pública de modelagens”, onde atua como professor de costura e modelagem e demais práticas de processo criativo, desde o desenho a práticas têxteis. Criador da marca Nankini, onde desenvolve peças sob medida.
A máquina de costura reta caseira costuma ser a porta de entrada para a maioria dos interessados na prática do corte e costura.
Sua praticidade, custo benefício e facilidade de manuseio a tornam a ferramenta ideal para quem quer iniciar a prática. O bom uso dessa ferramenta proporciona uma costura muito mais fácil, precisa, bem acabada e acima de tudo, com muito mais liberdade criativa. A ideia da atividade é aprendermos a cuidar da máquina, entender seu funcionamento, aprender seu manuseio e perder possíveis medos e receios.
A oficina acontece em dois encontros de 3h cada. Ela é dividida em momentos teóricos, práticos e demonstrativos. No primeiro dia falaremos sobre a história da máquina de costura reta e da costura em geral. Principais tipos de máquinas, sua evolução ao longo do tempo e seus principais usos. Aprenderemos a função de todas as principais partes e regulagens, assim como a passagem da linha, sua ordem correta e a função e nome de todas as etapas. Entender essa parte e não apenas decorar é fundamental para a segunda etapa, quando iremos colocar em prática o que foi aprendido, com exercícios para colocar a linha, testar os ajustes e aprender a costurar, assim como explorar seu potencial de criação.
No segundo dia iremos continuar os exercícios e separar um momento da aula para a demonstração de uma das etapas mais fundamentais, a manutenção e a limpeza de rotina que podemos, e devemos, fazer sempre em casa nós mesmos para não precisarmos sempre enviá-las para o conserto.
A oficina conta com modelos diferentes máquinas, todas elas retas caseiras mecânicas de diferentes fabricantes e de diferentes épocas, desde mais antigas até modelos atuais. Os alunos irão revezar em todas elas, entendendo que embora os detalhes mudem, as funções e o seu funcionamento básicos são sempre os mesmos. Por isso não importa se você aprendeu a costurar em uma máquina de uma marca ou modelo diferente da que possui ou quer comprar, se você realmente aprendeu a mexer em uma, aprendeu a mexer em todas.
Material: Fornecido pelo Ateliê Vivo
Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas e dados de conta entre em contato por e-mail.