– Oficina de Bordado mexicano e peruano com Julio Basle – novembro 2019
Julio Basle nasceu na cidade de Mendoza, a mãe foi professora de Artesanato da escola de ensino fundamental e o pai operário.
Cresceu brincando e desenhando na infância.
Aos doze anos de idade, fez uma escola técnica química, com ensino humanístico.
Estudou na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza.
Interessou-se pela gravura, suas técnicas e processos. Trabalhou anos com serigrafia artística e industrial.
No momento atual desenvolve trabalhos com bordado e costura de tecidos.
O método que Julio cria é livre usando o bordado tradicional, desenhando e pintando com as linhas.
Segue um pouco sobre o Bordado Tenango.
O bordado Tenango de Doria, do estado de Hidalgo, México. Os bordados tenangos são inspirados na cultura pré-hispânica otomí.
O desenho, denominado “Din tini yä zuë”, que em otomí significa “o encontro do homem com a natureza”.
O bordado é uma versão simplificada do bordado feito há séculos, adaptado para produtos utilitários.
Peças geralmente têm múltiplos elementos figurativos em forma estilizada, que são dispostos sobre o tecido em um padrão geométrico, na maior parte ou completamente simétrico. .
Os elementos mais comuns são a flora e a fauna encontradas na área de Tenango de Doria, incluindo galinhas, cães, aves selvagens, coelhos, cavalos, flores e árvores. Às vezes, pessoas e outros objetos também aparecem.
Outras figuras incluem figuras de recortes de papel amate feitos por xamãs curandeiros locais e pinturas pré-históricas encontradas em cavernas locais. Esses elementos são na maioria das vezes organizados em um padrão, mas podem ser configurados para cenas do cotidiano, festival de folclore e religião.
As cores de tecido de fundo mais comuns são brancas e quase brancas, geralmente para toalhas de mesa e similares, seguidas de preto, mas outras cores também são usadas como vermelhos e azuis.
Com mais frequência, os elementos não são feitos em cores realistas, e sim em cores vivas, como amarelos, verdes e azuis. Todos os elementos podem ser de uma única cor ou multicoloridos. Se este último, as cores são mais frequentemente combinadas como uma série de listras sobre os elementos.
O estilo de bordado agora conhecido como tenango é baseado no tradicional bordado Otomi.
Isso ocorreu na década de 1960, quando uma seca regional interrompeu severamente a dependência da economia local na agricultura de subsistência. A origem dessa inovação remonta à pequena comunidade de San Nicolas, no município de Tenango de Doria. Originalmente, a ideia era fazer e vender blusas pepenadas, uma espécie de blusa tradicional e recheada ainda usada aqui. No entanto, estes são muito demorados para serem feitos e não podem ser vendidos por um preço suficiente. Em vez disso, os elementos de bordado foram transferidos para peças planas de tecido. Mesmo aqueles vendidos por muito pouco, especialmente no início, quando o estilo era desconhecido.
Com o tempo, o estilo de bordado foi aplicado a toalhas de mesa, guardanapos, fronhas, colchas, vários estilos de roupas e muito mais.
Também experimentaremos pontos populares do bordado de Peru.
Compartilharemos conversas entre ponto e ponto, entrelaçando linhas e amizade.
Lista de materiais: fornecido pelo Ateliê Vivo.
A ideia é vc trazer uma roupa para já aplicar nela o desenho com os pontos aprendidos.
Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas e dados de conta entre em contato por e-mail.