Laboratório de Experimentação Têxtil
Este laboratório consiste no encontro de 3 técnicas manuais: o crochê, o tricô e o macramê. Outras técnicas podem ser exploradas a partir do conhecimento prévio dos alunos.
A ideia é unir pessoas que tenham interesse em conhecer ou se aprofundar nessa área e, juntos, iremos somar na execução de propostas individuais usando a biblioteca de modelagem. A ideia é estudar, debater e elaborar os nossos interesses e assuntos a partir de um mapa montado pelos próprios participantes.
A condutora dos encontros será a pesquisadora e integrante do Ateliê Vivo, Priscila Mimoto que se encantou pelas artes manuais ainda na infância, ao acompanhar sua mãe, que era vendedora de roupas, de fábrica em fábrica na região do Grajaú.
Nessas fábricas, observava os retalhos ao chão e decidiu que o destino deles seria outro: passou a costurar à mão, retalho por retalho, dando forma às novas roupinhas de suas bonecas. Teve seu primeiro contato com as técnicas manuais com as avós que faziam crochê e tricô. Aos 10 anos, mudou-se para o Japão com a família. Lá, teve contato com outras técnicas manuais, como pintura, cerâmica, marcenaria e costura a máquina. Aos 18 anos, retornou ao Brasil para cursar faculdade. Graduou-se em História na UNIFESP e, desde 2014, vem estudando e se aperfeiçoando nas técnicas de crochê, tricô manual, máquina doméstica, tear manual, macramê e costura. Atualmente é integrante do Ateliê Vivo, onde desenvolve seu processo criativo e peças sob encomenda.
Espera-se autonomia de todos os participantes para propor práticas e vivências.
Teremos convidados e residentes no decorrer do trimestre.