O curso propõe uma introdução ao tear de pente liço com objetivo de apresentar as técnicas básicas de construção de um tecido desde o preparo de sua estrutura, o urdume, passando pelo uso de suas ferramentas até a composição da trama, ou seja, do padrão têxtil em si.
Serão colocados em prática pontos de acabamento, pontos de tapeçaria e decorativos como franjas, formas geométricas e padronagens, utilizando diversos fios, de texturas e matérias variadas. Com esse repertório adquirido e para além dele, será possível despertar um olhar que permita a criação livre de superfícies têxteis e composição de cores.
Também com o estudo será estimulada a tecelagem em outras superfícies, planas, circulares, em objetos e outros materiais. É infinito o universo das tramas. Para além das técnicas praticadas o conceito de certo ou errado se dissolve nas criações particulares, críticas e sensíveis ao redor.
Sobre o Ateliê Vivo e educadora:
O Ateliê Vivo, biblioteca de modelagem, escola e laboratório têxtil, tem o objetivo de intervir no atual modo de produção da moda, questionando imposições do mercado, refletindo sobre nossos processos subjetivos, coletivos e a importância do fazer manual para retomada de autonomia e potência criativa.
Andrea Guerra é educadora, artista têxtil e figurinista. É uma das coordenadoras do Ateliê Vivo desde 2019. Sente grande conexão com o fazer das mãos e do corpo e acredita no acesso e vivência dos espaços comuns como construção coletiva de pensamento e ação.
Materiais
Os teares e ferramentas serão fornecidos pelo Ateliê Vivo
Barbantes de diferentes espessuras e fios diversos devem ser trazidos pelos participantes
Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/evento/
Para solicitação de bolsas parciais ou integrais acesse o link: shorturl.at/fJ148
Os resultados serão comunicados com uma semana de antecedência pelo email.