Com a contemplação do edital desenvolvemos o projeto Ateliê Vivo em residência no Theatro Municipal – Biblioteca de Modelagem aberta ao público com figurinos do acervo, um desdobramento das práticas do grupo.
Através do acesso aos mais de 22 mil figurinos que compõem o acervo da Central Técnica de Produções Artísticas Chico Giacchieri desde o século XX até os dias atuais, selecionamos 12 peças icônicas de diferentes espetáculos e desenvolvemos seus moldes ampliando a Biblioteca.
O estudo e a prática da modelagem, corte e costura de peças históricas são de suma importância quando falamos de pesquisa de indumentária, têxtil e moda. Potencializam a conscientização e reflexão sobre a preservação de acervos históricos, a memória e as histórias das roupas, quem as faz e seus personagens.
Como critério de seleção fizemos um levantamento cronológico dos espetáculos apresentados no Theatro, ordem estabelecida pela própria organização do acervo que tem a primeira coleção de figurinos datada de 1948, quando as peças eram confeccionadas fora do Brasil. Encontramos peças desenvolvidas por artistas nacionais e internacionais que contribuíram com a história da cultura no país, e levamos em consideração suas formas, tecidos, técnicas de costura e acabamentos, pensando na multiplicidade dos corpos e no tempo de encontro das oficinas.
As modelagens serão disponibilizadas ao público em oficinas no formato de ateliê aberto de corte e costura na Praça das Artes e no Theatro Municipal.
Durante as oficinas cada participante irá construir sua própria peça recriando os figurinos com variados tecidos e aviamentos, intervindo criativamente para contar uma nova história através das modelagens dos artistas: Flávio de Carvalho, Chico Giacchieri, Gianni Rato, Roberto Burle Marx, Di Cavalcanti, Dener Pamplona de Abreu, Gabriel Vilela, Mira Haar, Atílio Bachera, Elena Montanari, Domingos Fuschini; e das óperas: Balé do IV centenário – 1954, La Vida Breve – 1983, II Pagliacci – 1951, Os contos de Hoffmann – 2003, Gianni Schicchi – 1992, Colombo – 1981, Condor – 2005, Otello – 1948, Madame Butterfly – 2000 e Lakme – 1972.