2021

Encontro de Tecelagem Hunikuin

É com muito prazer que anunciamos o Encontro de tecelagem com Bunke e Nãnke Huni Kuin !!

Experiência no território da tecelagem e grafismo Huni Kuin em uma prática que envolve mitos, canções e confecção têxtil utilizando a técnica do tear de cintura, da forma como é feita desde tempos imemoriais, pelas mulheres Huni Kuin.

A tecelagem está presente na cultura dos Huni Kuin na produção de vestimentas, adereços e redes. Os processos envolvidos na tecelagem vão desde o cultivo e o preparo do algodão até o plantio, zelar pela matéria prima, colher, secar, descaroçar, bater, fiar e até o tingimento dos fios (Franco et al., 2002). Todo o processo é uma importante atividade feminina. As mulheres plantam cinco variedades distintas de shapu (algodão) com colorações e volumes de fibras diferentes. Entretanto, preferem o mexu shapu por possuir fibra mais adequada e resistente à fiação e à fixação de cores de corantes naturais ou industriais (Franco et al., 2002). Durante o processo de colheita, descaroçamento, bater e fiar do algodão, as indígenas cantam pedindo a força da aranha para tecer rapidamente, porque, segundo a tradição, a aranha plantava e já saía o fio pronto, não precisando bater nem fiar (Taru Andé, 2007).

realização: @bunkehunikuin @nankehunikuin_ @atelievivo @mariana_carvalho_dani @etrabbold @clastn @guardioeshunikuinrj @ernestonetoarte @hunikuinwomen

Vagas: 50 (40 pagantes / 10 bolsistas)

15 vagas serão destinadas para o público presencial no espaço do Ateliê Vivo – no ato da inscrição enviar carteira de vacinação.

Valor: R$ 300,00 para público em geral

Plataforma: Google meets

Todos os detalhes sobre inscrições, pagamentos, bolsas e dados da conta entre em contato por e-mail.